"Um dia verde nas saladas, nas florestas e na conta corrente, sempre!!!"

Quem sou eu

Minha foto
Búzios, RJ, Brazil
Artista plástica e professora. Meu trabalho consiste em estudar a matéria descartada e criar com ela soluções que decorem e sirvam também. Assim nascem luminárias, peças utilitárias, decorativas, abajures,etc. Mas é na escultura em papel machê, que melhor expresso essa busca por transmutar o descartado.

Oficinas e cursos

Buscando, com objetivo maior de metamorfosear histórias de vida, colaborando para que pessoas de todas as idades possam ter uma nova perspectiva, realizo projetos de cursos e oficinas, reciclando o lixo, e transformando objetos descartados em novos produtos. Procurando inserir novos parceiros ao meu trabalho, busco através destas oficinas, oferecidas sem fim lucrativos, em escolas e comunidades, encontrar esses parceiros,que possam eventualmente atuar em minha oficina de criação. Posto aqui algumas das mais diversas experiências que tive ensinado arte, minha maior paixão.
*Oficina de arte nas escolas:
No dia 12 de Junho, aconteceu uma oficina de reciclagem na E.E. M. Profª Eulina de Assis Marques, onde meus filhos estudam. Lá tive a oportunidade de passar uma técnica de reciclagem com madeira descartada (sobras de deck) e pintura de tijolos descartados de uma construção. A produção resultou em plaquinhas de identificação das salas da escola, feita com a madeira e pesos de porta com o tijolo maciço. A turma demonstrou grande interesse na atividade o que me deixou muito contente e com gostinho de quero mais. Pessoas de todas as idades estavam participando e todos capricharam na criatividade. Um abraço aos participantes e aos queridos professores que me auxiliaram, principalmente a Professoras Rafaela, aos demais na organização da turma e  Luzia que me cedeu as imagens.
Aqui a mãe pinta o tijolo:
Tijolo maciço vira peso de porte (peça pronta).





Pintura das plaquinhas( reciclagem de madeira de deck).

*****************************************************
Curso de papietagem em José Gonçalves







  

Em Abril de 2010 realizamos um curso de papietagem, onde aprendemos a reciclar caixa de sapato e tênis velho ( confira o passo a passo da técnica, na postagem de Abril)


  Nosso objetivo com essas oficinas, onde ensinamos a transformar descartados em peças de decoração, não somente é decorar a casa de cada aluno, mas sobre tudo, despertar esse olhar mais crítico para o descartado. O que jogamos fora, que podemos  transformar com arte e imaginação em peças que nos sirvam novamente e tragam beleza ao invés de sujeira para nossa casa e nosso mundo . Sem demagogia e como uma formiguinha insistente, continuamos nossa caminhada nesse objetivo maior.  Segue fotos e confira o passo a passo na postagem de Abril de 2010.




Técnica: papietagem, consite em colagem de camadas de papel sobre um suporte ou molde(caixa de sapato, prato, modelagem em jornal, tênis ou sapato velhos.
**********************************************************************************************
Oficina realizada em 2009 -em José Gonçalves-Búzios

Neste curso aprendemos a técnica de papel machê e                                                    modelamos pratos decorativos e frutas:

Pintura da peça.

Aqui a aluna exibe o resultado de sua criatividade.
É importante não esquecer de envernizar a peça para conserva-la da umidade e sujeira. Se quiser pendurar é só adaptar um ganchinho atrás.

Conheça também:
* Oficina de papietagem na E.M. Profª Eliete Mureb em 2009( Búzios).
* Oficina de reciclagem com madeira (pintura em madeira) na Pousada La Forret em 2009.

3 comentários:

  1. ADRIANA QUE COISA LINDA QUE VOCÊ FAZ! DANDO OPORTUNIDADE DAS CRIANÇAS CONHECEREM SEU TRABALHO,DESPERTANDO O INTERESSE PELA ARTE.EU ENSINO NA COMUNIDADE ELAS FAZEREM FLORES.RUTH (22)99381703

    ResponderExcluir
  2. NOSSA KLINDO QUERO APRENDER CADA DIA MAIS SOBRE PAPEL MACHE E PAPIETAGEM....
    ^paulo_magno26@hotmail.com e facebook paulinho magno

    ResponderExcluir
  3. Minha admiracao ao trabalho fantastico desta artista plastica e todos neste mundo que se importam com a mae terra. Respeitar a natureza significa cuidar de nossos herdeiros. Ao comprar uma peca de arte feita com materias 100% reciclados "lixo" pra mim seria como comprar um estatueta de um santo, pois todo dia que vejo esta peca em meu lar, seria como lembrar de salvar a terra e dizer NAO ao LIXO que sufoca nosso planeta. Nao se trata de $$$$ economizar e comprar artigos feito na CHINA feito por escravidao trabalhista de 30 centavos vendido mundo a fora por 6 vezes mais.. Se trata de um amuleto do bem e do amor. Sua oficinas deveriam estar em todas as escolas e grupos empresariais...Sem fim lucrativo mas sim com um valor maior em reconhecer um movimento importante ao mundo em que vivemos. Parabens e obrigado aos artistas que transformam "Lixo" em arte e se preocupam com nosso futuro de verdade... Magno DeBarros - professor/Instrutor de Voo @ www.gravityparagliding.com

    ResponderExcluir

Olá! Comentem, critiquem positivamente e deem idéias novas para um mundo melhor.