"Um dia verde nas saladas, nas florestas e na conta corrente, sempre!!!"

Quem sou eu

Minha foto
Búzios, RJ, Brazil
Artista plástica e professora. Meu trabalho consiste em estudar a matéria descartada e criar com ela soluções que decorem e sirvam também. Assim nascem luminárias, peças utilitárias, decorativas, abajures,etc. Mas é na escultura em papel machê, que melhor expresso essa busca por transmutar o descartado.

terça-feira, 13 de abril de 2010

*Oficinas de papietagem em José Gonçalves- Búzios



      Estamos aqui, mais uma vez para mostrar o resultado da última oficina realizada em nossa comunidade (José Gonçalves- Búzios).  Agradecimentos as alunas que participaram desta etapa, ao Jornal Primeira Hora, representado pela jornalista Rebeca que, gentilmente,nos cedeu a matéria de divulgação e ao coordenador do projeto ,Wlademir, na divulgação e  busca do material utilizado como também ao Srº João , coletor de material descartado do Mercado Só Ofertas, que nos cedeu o papel.
     Nosso objetivo com essas oficinas, onde ensinamos a transformar descartados em peças de decoração, não somente é decorar a casa de cada aluno, mas sobre tudo, despertar esse olhar mais crítico para o descartado. O que jogamos fora, que podemos  transformar com arte e imaginação em peças que nos sirvam novamente e tragam beleza ao invés de sujeira para nossa casa e nosso mundo . Sem demagogia e como uma formiguinha insistente, continuamos nossa caminhada nesse objetivo maior.  Segue fotos e passo a passo da técnica ensinada, que você  pode aprender aqui, também.   Confira!

Técnica: papietagem, consite em colagem de camadas de papel sobre um suporte ou molde(caixa de sapato, prato, modelagem em jornal, tênis ou sapato velho).
Material:         
Para qualquer peça a seguir será usado alguns materiais em comum como: papel de embalagem (pão,açúcar,cimento), estilete, fita crepe, cola branca de boa qualidade ou cola de farinha de trigo(7 colheres de sopa em 1l de água,levar ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar,colocar um pouco de vinagre, limão ou formol, usar depois de fria), tinta de parede, corantes e pinceis, verniz para empermeabilizar.
Suportes ou moldes como pratos, caixas de sapato ou tênis velhos, recheados com cimento para ficar pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Comentem, critiquem positivamente e deem idéias novas para um mundo melhor.